Ride Pilot – Testes piloto vão começar na Califórnia
2022/01/07
Em meados deste ano, a Volvo Cars pretende iniciar os testes nas estradas da Califórnia (mediante autorização) onde o clima, as condições de tráfego e o quadro regulamentar proporcionam um ambiente favorável para a introdução da condução autónoma.
O novo modo de condução Ride Pilot, construído em cima de um padrão de segurança líder na indústria automóvel, irá permitir que a próxima geração dos automóveis Volvo possam libertar mais tempo para os clientes, e tornar a condução de um automóvel ainda mais conveniente e agradável. Esta característica também pode ajudar os condutores a chegar ao seu destino descansados e recarregados, reduzindo a tensão mental que pode surgir com a condução, especialmente em engarrafamentos ou tráfego intenso.
O nome Ride Pilot implica que quando o automóvel está a conduzir sozinho, a Volvo Cars assume a responsabilidade pela condução, oferecendo ao condutor conforto e paz de espírito.
Enquanto referência mundial em segurança automóvel, há muito que a Volvo Cars está a trabalhar no sentido de proporcionar uma condução autónoma e segura aos seus clientes, liderando a indústria na introdução de tecnologia avançada para cumprir este objetivo. Com efeito, na sua próxima geração de automóveis, a Volvo Cars está a estabelecer um novo padrão de segurança, com atualizações de software Over the air em combinação com uma configuração de sensores de última geração. O software é desenvolvido pela empresa de software de condução autónoma (AD) Zenseact em conjunto com a equipa interna de programadores da Volvo Cars e os programadores da Luminar, um dos seus parceiros tecnológicos. Esta nova experiência é permitida por mais de duas dúzias de sensores, incluindo o sensor Iris LiDAR, da Luminar, que trabalha de mãos dadas com o software desenvolvido.
O sensor LiDAR da Luminar irá complementar cinco radares, oito câmaras e dezasseis sensores ultrassónicos no próximo SUV totalmente elétrico da Volvo Cars. Esta configuração padrão de sensores proporciona uma excelente fiabilidade de visão e perceção. Juntamente com a implementação contínua de software OTA, o sistema irá assegurar uma redundância total e permitir que a Volvo Cars alcance uma condução autónoma segura com o Ride Pilot.
“A entrega de um novo padrão de segurança para a indústria requer um nível de testes e verificações rigorosas que irão expandir-se globalmente”, disse Ödgärd Anderson, CEO da Zenseact. “O software Zenseact AD desempenha um papel fundamental neste novo padrão e no caminho para zero colisões”.
Como parte deste processo de verificação, a Volvo Cars já está a testar as funcionalidades de condução autónoma nas estradas na Suécia, juntamente com a Zenseact, e a recolher dados em toda a Europa e nos EUA. Uma vez verificado que é seguro e quando todas as aprovações necessárias forem asseguradas, a ambição da empresa é introduzir primeiro o Ride Pilot na Califórnia, antes de se lançar gradualmente em outros mercados e regiões em todo o mundo.
“A visão da Luminar é a de democratizar a próxima geração de veículos no que diz respeito à segurança e condução autónoma, e já vemos isto a ser uma realidade com a nova plataforma de automóveis Volvo Cars.
Com a tecnologia Luminar como um standard, o próximo SUV terá a oportunidade de ser o automóvel mais seguro em estrada até hoje” – Austin Russel, fundador e CEO Luminar.