
AutoClássico Porto 2023
2023/09/24
De 5 a 8 de outubro irá realizar-se, na Exponor (Matosinhos), a maior feira ibérica de veículos clássicos e de colecção, naquela que será a XX edição do autoClássico Porto. Durante estes dias, cerca de 200 expositores vão ocupar mais de 48.000 m², no qual os visitantes poderão revisitar modelos emblemáticos das principais marcas de automóveis e motociclos.
O autoClássico comemora o vigésimo aniversário, pelo que este Salão Internacional do Automóvel e Motociclo Clássico e de Época será uma edição muito especial. Os milhares de aficionados poderão desfrutar do aniversário deste evento, que completa duas décadas de história e é uma referência no setor, em toda a Península Ibérica.
Nesta ocasião tão especial, e durante quatro intensos dias, os visitantes poderão desfrutar dos melhores conteúdos e de espetaculares exposições: exposição de automóveis e motociclos; associações, revistas e clubes de aficionados; área comercial onde adquirir desde peças sobressalentes e acessórios a presentes e objetos colecionáveis; atividades paralelas (apresentações, palestras, etc), estacionamento exclusivo para os clássicos dos aficionados que vêm ao evento, «Concurso de Elegância de automóveis» e o evento principal, o Motorshow, com a colaboração da XRacing que incluirá, além do já tradicional Troféu Piloto Motorshow, diversas atividades em pista, das quais se destacam o Mini Challenge.
Como novidade, contará ainda com o Troféu de Slot “20 anos autoClássico Porto”, que será organizado pelo Slot Club Porto. Consistirá em provas com dois carros em pista, recreando assim o Troféu Motorshow. Haverá dois Troféus em disputa durante todo o autoClássico, o Grupo B e WRC 1 moderno. Para além destes eventos, as pistas estarão disponíveis todos os dias na galeria 2, para que os fãs possam, gratuitamente, viver a experiência dos Slot Cars em primeira mão, o que incluirá também uma pista off-road com carros à escala 1/32.
Pelo segundo ano consecutivo o Clube Volvo Fans Portugal irá estar presente com um stand maior, no qual vão estar em exposição 2 viaturas clássicas Volvo. Este ano vamos ter como tema principal a comemoração dos 35 anos do Volvo 440, revisitando a história de um modelo que alicerçou na altura um novo caminho para a marca.
T
Aceite o nosso convite, venha visitar-nos e aproveite ainda para se fazer sócio, com condições muito vantajosas.
AutoClássico Porto celebrou o 20.º aniversário com viagem pela história do automóvel português
2023/10/10
De 5 a 8 de outubro, o autoClássico Porto celebrou o seu 20.º aniversário nas instalações da Exponor, em Matosinhos. A exposição atraiu cerca de 40.000 visitantes.
Na mais importante feira da Península Ibérica dedicada aos veículos clássicos e de coleção, o autoClássico Porto ocupou um espaço de 48.000 m² e contou com a presença de mais de 200 expositores.
Os destaques do autoClássico Porto 2023 foram as comemorações de aniversários como os 35 anos do Volvo 440, Porsche, Alfa Romeo Quadrifoglio, Land Rover, Citroën 2CV, Mini Cooper ou Harley-Davidson, além de homenagens a personalidades como o Team Diabolique e Fernando Batista, entre outros. O bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi foi a estrela do fim de semana. O piloto brasileiro percorreu os corredores da Exponor, interagindo com os fãs e participando em diversas atividades.
Inserido no Concurso de Elegância, o “Best of Show”, o seu prémio mais importante, foi atribuído a um Alfa Romeo Giulietta SS de 1961, bem como o Prémio de Restauro e o Prémio do Público. O Abarth 2200 Allemano de 1960 venceu o italiano para o Prémio de Conservação. O Citroën 2CV AZU ganhou a Menção Honrosa “Espírito Clubístico”.
Este ano, a parceria com a XRcing para a organização do Motorshow regressou e levou a cabo “um espetáculo único, com uma pista renovada, com a novidade de dois carros a competir em simultâneo, incluindo categorias emocionantes como o drifting, que mantiveram os fãs em festa durante os quatro dias do certame”, pode ler-se em nota de imprensa enviada pela organização.
Entre os mais de 50 pilotos participantes, Marco Oliveira sagrou-se vencedor da Super Final, ao volante de um VW Polo N5, seguido de perto por Jorge Santos, num Skoda Fabia S2000. Mário Barbosa completou o pódio ao volante de um Citroën Saxo Kit Kar. Apesar de ter sido o mais rápido em pista, o conhecido piloto português Bernardo Sousa terminou em quinto lugar devido a uma penalização de cinco segundos.
Na categoria de duas rodas motrizes, Mário Barbosa no seu Citroën Saxo Kit Kar foi o melhor classificado, seguido do talentoso piloto Vitor Pascoal num Porsche 911 GT3. Rui Pinto, ao volante de um Opel Kadett C, foi o melhor classificado na categoria de clássicos. Na competição feminina, a vitória coube a Ivânia Loureiro num Peugeot 205.
No espaço do Clube Volvo Fans Portugal passaram vários curiosos e aficionados da marca, tendo a oportunidade de se tornarem membros do clube no local. Estreamos um conceito multimédia que despertou interesse pela marca por quem ali passava e por um dos modelos que ajudou a revolucionar a Volvo da era moderna, o Volvo 440, e ainda presenteamos com várias fotos e vídeos daquele que é considerado o Volvo mais icónico da marca, o Volvo P1800. Tanto o Volvo 440 Turbo como o Volvo 1800 S expostos foram claramente as estrelas do momento, tendo ambos motivado várias questões interessantes e dado o mote para várias conversas!
No final ficou uma certeza, o autoCássico Porto regressará nos dias 4 a 6 de Outubro de 2024. Da nossa parte contaremos estar de novo presentes e com mais surpresas!