C40 e XC40 Recharge: tração traseira e mais autonomia
2022/01/16
Os C40 Recharge e XC40 Recharge passam a ser os primeiros Volvo de tração traseira em 25 anos. Ganharam potência, autonomia e carregam mais depressa.
Duas das perguntas mais frequentes sobre o XC40 Recharge e C40 Recharge 100 % elétricos são: “Qual é a autonomia com uma única carga?” e “Quanto tempo demora a carregar?“
Como parte de um novo pacote de atualizações de produtos, foi melhorada a autonomia (WLTP) e o carregamento do XC40 Recharge e do C40 Recharge em comparação com a geração anterior, elevando a autonomia até 60 km em algumas variantes.
Além disso, vão ser disponibilizados três novos propulsores no C40 Recharge e no XC40 Recharge. Isto inclui duas variantes de tração traseira – é a primeira vez em 25 anos que a Volvo oferece um produto de tração traseira desde o Volvo 940 – bem como uma variante de maior performance revista com tração às quatro rodas (AWD).
Outra novidade diz respeito ao motor elétrico de íman permanente de segunda geração, que aciona o eixo traseiro dos modelos C40 e XC40 100 % elétricos, que foi desenvolvido internamente pela Volvo Cars.
“Estas atualizações são outro grande passo no nosso trabalho para nos tornarmos exclusivamente um fabricante de viaturas 100 % elétricas até 2030”, disse Javier Varela, diretor de operações e vice-presidente executivo. “A autonomia e os tempos de carregamento são novos fatores-chave para cada vez mais clientes, e essas melhorias tornam os nossos modelos 100 % elétricos ainda mais atrativos.”
O regresso da tração traseira
Vamos começar com as duas novas opções de propulsão de tração traseira. A nova variante Single Motor standard é acionada por um motor elétrico de íman permanente de 175 kW (238 cv), que fornece um aumento de três por cento de potência em relação à antiga variante Single Motor de tração dianteira de 170 kW (231 cv).
No XC40 Recharge Single Motor, mantém-se a mesma capacidade de bateria de 69 kWh, mas foram feitas melhorias na eficiência de refrigeração, significando que agora pode oferecer maior autonomia, que pode ir até 460 km de acordo com o ciclo WLTP, em comparação com os 425 km (WLTP) da anterior geração. Por seu lado, a autonomia do C40 Recharge Single Motor aumentou de 438 km para 476 km (WLTP). Um carregamento de 10-80% levará assim aproximadamente 34 minutos usando um carregador público de 130kW em corrente contínua (DC).
Caso haja necessidade de mais potência e autonomia, agora também se poderá optar por uma bateria maior associada a um motor elétrico de íman permanente de 185 kW (252 cv) mais potente no eixo traseiro. Esta segunda nova variante vem com uma bateria de 82 kWh que faz aumentar a autonomia até 515 km no XC40 Recharge Single Motor Extended Range e até 533 km (WLTP) no C40 Recharge Single Motor Extended Range.
Aqui também a potencia de carregamento melhorou, pois a bateria maior permite carregar a uma potência máxima de 200 kW em corrente contínua (anteriormente era no máximo de 150 kW em corrente contínua), pelo que agora uma carga de 10-80% levará aproximadamente 28 minutos.
Uma variante de tração integral (AWD) atualizada
As variantes de tração às quatro rodas também beneficiam de atualizações, obtendo uma autonomia ainda mais impressionante. A configuração anterior de dois motores elétricos de 150 kW (204 cv) nos eixos dianteiro e traseiro foi substituída por um propulsor de íman permanente, desenvolvido internamente, de 183 kW (245 cv) no eixo traseiro e um novo motor elétrico assíncrono de 117 kW (163 cv) no eixo dianteiro. Ao conduzir numa estrada reta, esta variante trabalha principalmente com tração traseira para economizar energia. O motor dianteiro, ao ser assíncrono, não tem magnetos, por isso pode rodar com perdas de energia muito baixas. E, quando necessário, o AWD é ativado e pode fornecer até 40/60 de distribuição de binário com potência total em todos os motores (408 cv combinados).
Com esta nova configuração, combinada com uma bateria de 82 kWh e melhorias gerais de eficiência no arrefecimento da bateria, significa que o XC40 Recharge Twin Motor AWD pode agora percorrer até 500 km com uma única carga, um aumento de 62 km em relação à geração anterior. A autonomia do C40 Recharge Twin Motor AWD aumentou de 451 km (WLTP) para 507 km.
As atualizações externas também ajudam a melhorar a eficiência sempre que possível. Por exemplo, as novas jantes de liga leve de 19 polegadas não melhoram apenas a aparência geral de ambos modelos, mas também ajudam a reduzir o atrito graças ao seu desenho mais aerodinâmico.
Novo carregador a bordo nas séries 90 e 60
Já os modelos híbridos plug-in das séries 90 e 60 passam a receber um novo carregador a bordo bifásico, que permite que carreguem mais rapidamente. O novo carregador a bordo quase dobra a potencia máxima de carga destes modelos para 6,4 kW.