Novo Volvo EX30 incorpora o melhor do design escandinavo
2023/06/01
Espaço, arrumação inteligente e tecnologia intuitiva serão imagem de marca do mais pequeno SUV da Volvo
O novo Volvo EX30 não será apenas seguro e sustentável. Este novo automóvel será também capaz de tornar a vida a bordo mais conveniente, mais relaxante e mais agradável tudo através de tecnologia de ponta e design escandinavo atento ao detalhe.
O mais pequeno SUV da Volvo tem um interior elegante em linha com o pensamento sustentável, com uma escolha criteriosa de materiais interiores capazes de realçar um design gráfico distinto. Através de materiais reciclados e renováveis, como a ganga, o linho e a lã, bem como uma variedade de cores e texturas expressivas, o interior deste novo modelo personifica os princípios do design responsável.
A interação com o EX30, irá oferecer uma experiência de utilizador simplificada, removendo de forma inteligente toda a complexidade para uma condução mais concentrada e mais agradável num só único ecrã. Para além disso, este modelo possui uma barra de som a toda a largura do painel de instrumentos – a primeira deste género num automóvel – e uma série de soluções de arrumação inteligentes capazes de proporcionar a mesma experiência de um automóvel com maiores dimensões.
“O Volvo EX30 combina todos os melhores elementos do design escandinavo. Com os novos materiais conseguimos acrescentar texturas criativas, cor e personalidade ao habitáculo, enquanto funcionalidade inteligente e uma excelente experiência de utilização são já a imagem de marca de qualquer novo produto Volvo. Todos estes elementos conseguem, em conjunto, apresentar a essência da Volvo num modelo de menores dimensões” disse Lisa Reeves, Head of interior design da Volvo Cars.
Qualidade de áudio premium
A barra de som do Volvo EX30, a primeira do seu género, é inspirada no design dos sistemas de áudio domésticos. Reúne várias colunas numa única barra e preenche todo o habitáculo com som de qualidade superior. É possível acrescentar ainda o sistema de som Harman Kardon, para uma qualidade de áudio verdadeiramente excecional.
A barra de som é um excelente exemplo de design inteligente, pois consegue agrupar várias colunas numa só componente e reduzir a quantidade de cabos e de materiais. À primeira vista é possível nem dar por ela uma vez que esta se situa sob o para-brisas estando perfeitamente integrada no design do cockpit. Ao remover a necessidade de altifalantes nas portas, o Volvo EX30 consegue oferecer muito mais espaço de arrumação. Na mesma linha, os interruptores dos vidros foram deslocados para a consola central sendo de fácil acesso quer para o condutor, quer para o passageiro.
Estes e outros exemplos personificam um princípio mais alargado de centralização no interior do EX30.
A Volvo deslocou também o porta-luvas para uma posição por baixo do ecrã central. Isto significa que, tanto o condutor como o passageiro podem agora aceder-lhe facilmente, uma vez que este utiliza o espaço extra proporcionado pelo piso plano.
A consola central é também extremamente versátil, com um sistema deslizante que permite escolher exatamente a forma como o condutor pretende utilizar o espaço. A parte superior do suporte para copos pode ser deslizada para fora para segurar objetos ou movida para trás conseguindo criar ainda mais espaço de arrumação. O túnel inferior tem uma área de arrumação que protege os pequenos objetos, como os óculos de sol ou os auriculares, sendo possível, no espaço maior em cima colocar, por exemplo, uma mala.
A Volvo também não se esqueceu do conforto dos passageiros neste novo automóvel. Estes podem guardar os seus telemóveis em compartimentos especiais nos encostos dos bancos dianteiros, enquanto uma caixa de arrumação elegante desliza para fora da consola central. No interior da porta da bagageira, está incluído um guia prático de tamanhos – perfeito para quando se vai comprar mobiliário em embalagens planas e não se tem a certeza se estas vão ou não caber.
Criar uma sensação de espaço
O tema da centralização no interior do EX30 é também representado pelo ecrã central único de 12,3 polegadas, posicionado no meio do painel de instrumentos, que contém todas as informações relevantes para o condutor. Ao colocar tudo num único ecrã, a Volvo consegue criar uma sensação de espaço à volta do condutor e poupar em materiais.
“No interior do EX30 prosseguimos a nossa estratégia de interfaces contextuais e focalizados. Com o ecrã único, as principais informações de condução, como a velocidade e os níveis de carga, estão posicionadas de forma destacada na parte superior, com a navegação, os meios de comunicação e os comandos visíveis e facilmente acessíveis na parte inferior. Incluímos também uma barra contextual que fornece, em qualquer momento, as funções mais relevantes” disse Tom Stovicek, UX Director da Volvo Cars
O ecrã central oferece uma vista “calma”, ao eliminar tudo o que não é informação importante para uma maior concentração. Esta característica é especialmente útil à noite, quando o condutor pode reduzir o esforço dos seus olhos durante longas viagens.
Em linha com o objetivo de oferecer infotainment de última geração, o Volvo EX30 tem o sistema Google incorporado onde se inclui Google Assistant, Google Maps e as apps favoritas no Google Play. O EX30 será também o primeiro automóvel da Volvo a incorporar a funcionalidade Apple CarPlay wireless.
O sistema de infotainment vem ainda com conectividade 5G, e com as plataformas tecnológicas Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Automotive para assegurar uma resposta rápida do sistema.
Escolher entre quatro interiores distintos
Ao escolher o novo Volvo EX30, o cliente poderá optar entre quatro “divisões” com interior diferenciado.
Estas divisões adotam uma abordagem mais sustentável aos materiais tendo, cada uma delas, a sua própria expressão. Por exemplo, uma divisão incorpora o apelo intemporal da ganga incluindo resíduos do processo da reciclagem deste material.
Estão disponíveis também materiais que incluem plástico reciclado feito a partir de resíduos, tais como caixilhos de janelas e persianas antigas; linho, uma fibra renovável derivada de plantas de linhaça e fornecida pelo investimento que o Volvo Cars Tech Fund fez na Bcomp; uma mistura de lã de origem responsável que inclui 70% de poliéster reciclado; e um material de assento de malha estruturada que inclui plástico reciclado.
O Volvo EX30 oferece ainda a opção de estofos em Nordico, um material progressivo e tecnicamente avançado produzido a partir de têxteis com origem em materiais recicláveis, tais como garrafas PET, e material bio de florestas da Suécia e da Finlândia.
O mais pequeno SUV da marca sueca apresenta a maior taxa de material reciclado de sempre
O novo Volvo EX30 tem muito do ADN da Volvo: será um pequeno SUV, totalmente elétrico e desenhado para a era moderna, concebido para ser altamente seguro e para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca.
Gerindo as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30, a Volvo conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 kms de condução para menos de 30 toneladas*. Trata-se de uma redução de 25% em comparação com os outros dois modelos 100% elétricos, o Volvo C40 e o Volvo XC40. Sem dúvida um grande passo rumo ao objetivo da marca de reduzir as emissões totais de CO2 por automóvel em 40% entre 2018 e 2025.
Sendo um automóvel 100% elétrico, o Volvo EX30 não tem emissões de escape, o que não só contribui para uma menor pegada de CO2 como pode ter impacto na qualidade do ar. Uma investigação da University of Southern California* descobriu que, mesmo um pequeno aumento do número de automóveis elétricos numa área tem um efeito positivo direto na quantidade de visitas às urgências devido à asma.
Mas, para reduzir a pegada de carbono global de um automóvel, a eletrificação por si só não será suficiente. Um automóvel não é apenas conduzido, é também projetado, desenvolvido, construído e transportado – e todas estas etapas constituem oportunidades para reduzir ainda mais as emissões de gases com efeito de estufa.
“O nosso novo EX30 é um grande passo para os nossos objetivos de sustentabilidade. Até 2025, pretendemos reduzir as nossas emissões globais de CO2 por automóvel em 40% em relação aos níveis de 2018, através de uma redução de 50% nas emissões globais de escape e de uma redução de 25% nas emissões das nossas operações, fornecimento de matérias-primas e cadeia de fornecimento – tudo isto com vista a sermos uma empresa ambientalmente neutra até 2040” disse Anders Kärrberg, Global Head of Sustainability da Volvo Cars.
Maior taxa de materiais reciclados de sempre
Como conseguiu a Volvo Cars reduzir a pegada de CO2 do Volvo EX30 para 75% face aos seus atuais modelos elétricos?
Em primeiro lugar, produzir um automóvel mais pequeno significa que será necessário menos material, menos alumínio e aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção.
Por outro lado, ao passo que utilizou menos aço e alumínio na produção do novo pequeno SUV, a Volvo utilizou também mais material reciclado. Cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental desses materiais.
Esta abordagem continua no interior, porque o componente mais sustentável é aquele que não existe. Ao utilizar a otimização como princípio orientador do design sustentável, os designers da Volvo conseguiram combinar múltiplas funções no interior do Volvo EX30 num só componente. Isto reduz o número de peças necessárias no interior sem comprometer a funcionalidade.
O material utilizado no Volvo EX30 é outro contributo para uma forma mais sustentável de produzir novos automóveis. Cerca de 17% de todos os plásticos do automóvel, desde os componentes interiores aos para-choques exteriores, são reciclados – a percentagem mais elevada comparando com qualquer outro automóvel Volvo até à data.
Mais um passo com vista à neutralidade climática
Outra área crucial para a redução de emissões é a cadeia de fabrico onde o fornecimento de energia limpa desempenha um papel preponderante. O Volvo EX30 será construído numa fábrica alimentada por elevados níveis de energia ambientalmente neutra, onde se incluindo 100% da eletricidade utilizada.
Quanto à cadeia de fornecimento, a Volvo contactou os seus fornecedores tendo 95% assumido o compromisso de utilizar energia 100% renovável na sua produção até 2025 – estando muitos desde já a fazê-lo. Isto reflete a ambição da marca para não só reduzir as emissões nas suas próprias operações, mas também de encorajar os seus parceiros a fazer o mesmo.
O processo de fabrico do Volvo EX30 foi também otimizado. Isto significa que o automóvel representa uma das taxas mais elevadas de sempre de utilização de material em peças estampadas da carroçaria durante o fabrico.
E, à medida que a Volvo continua a enfrentar o desafio do rastreio dos materiais, especialmente quando produz as baterias para o Volvo EX30, a tecnologia blockchain assume o seu papel ajudando a rastrear a origem de matérias-primas críticas, que agora incluem lítio, manganês, cobalto, grafite e níquel.
Materiais mais inteligentes e mais sustentáveis
No interior, a Volvo Cars utilizou uma vasta gama de materiais reciclados e renováveis para os bancos, para o tablier, e para as portas, incluindo materiais como a ganga, o linho e uma mistura de lã que também contém cerca de 70% de poliéster reciclado. A ganga é, em particular, um bom exemplo de como utilizar materiais de forma mais inteligente e mais sustentável.
Para criar a decoração interior em ganga, a Volvo utilizou fibras que, de outra forma, seriam resíduos do processo de reciclagem. Quando as calças de ganga são recicladas, as fibras desfiadas são torcidas num fio e as fibras longas ligam-se umas às outras. As fibras curtas, são normalmente desperdiçadas – mas não neste caso pois a Volvo utilizou-as para o design dos interiores.
Reduzir o tamanho sem comprometer
Tudo isto se traduz num automóvel que tem um impacto de CO2 estimado de 18 toneladas.
A expressão “do berço ao portão” descreve o impacto de CO2 desde a extração de matérias-primas até à chegada do automóvel ao concessionário, ou seja, antes de ser conduzido. O Volvo EX30 foi concebido para, no final da sua vida útil, ser recuperado até 95%, através da reciclagem dos materiais.
Em resumo, o Volvo EX30 dá ao utilizador, mais espaço para reduzir o tamanho e o impacto pessoal de CO2, sem ter de comprometer a segurança, o conforto de condução ou a comodidade. Isto é bom para o condutor e menos prejudicial para o ambiente.
Dia 7 de junho às 12:30 GMT, o novo SUV 100% elétrico, Volvo EX30, será mundialmente revelado. Na mesma data, ficará disponível para encomendas em Portugal.