Volvo Cars adere à SteelZero
2022/05/31
A Volvo Cars reforça a sua posição de liderança no combate às alterações climáticas ao tornar-se o primeiro construtor automóvel a aderir à SteelZero. Esta é uma iniciativa que visa aumentar a procura de aço sem recurso a combustíveis fósseis acelerando a transição para a neutralidade de carbono na indústria siderúrgica global.
Ao aderir à SteelZero, a Volvo Cars compromete-se, com o cumprimento de rigorosos requisitos para a utilização de aço. Até 2050, todo o aço que a empresa fornece deverá ser do tipo “aço zero”, o que está de acordo com a ambição de tornar-se ambientalmente neutra até 2040.
A produção de aço é uma importante fonte de emissões de CO2 para a indústria automóvel, representando em média 33% de todas as emissões relacionadas com a produção de um novo automóvel Volvo em 2021. A indústria siderúrgica global é responsável por cerca de 7% das emissões diretas globais de carbono.
“Uma abordagem sustentável da produção de aço é não só uma boa notícia para o ambiente, mas também um bom negócio, pois limita a nossa exposição a futuros riscos e regulamentos. É com todo o gosto que aderimos à iniciativa SteelZero e apoiamos as suas ambições para transformar a indústria do aço. Ao sinalizar a nossa procura de aço sem recurso a combustíveis fósseis, pretendemos impulsionar a oferta para o nosso sector”. Kerstin Enochsson, Chief Procurement Officer da Volvo Cars.
“A adesão da Volvo Cars à SteelZero marca uma importante mudança na procura global de baixas emissões e de aço zero, constituindo um momento fulcral para a indústria automóvel. Este sector desempenha um papel central na condução para a transição zero do aço. A Volvo Cars está a apoiar a criação de um mercado internacional de aço descarbonizado, que poderá permitir ao sector cumprir as suas próprias metas, fornecendo um produto verdadeiramente alinhado com a agenda climática”. Jen Carson, Head of industry da Climate Group
A SteelZero foi lançada pelo Climate Group em parceria com a ResponsibleSteel, um organismo de normalização e certificação da indústria siderúrgica ao qual a Volvo Cars também se irá juntar. Através do ResponsibleSteel, a Volvo Cars ganhará acesso a informação fiável, verificada e auditada por terceiros sobre a sua cadeia de fornecimento de aço e credenciais de sustentabilidade relevantes, ajudando a garantir que provém de fontes responsáveis.
Para além das reduções de CO2, o ResponsibleSteel também se concentra em outras questões importantes na cadeia de fornecimento de aço, como os direitos humanos e laborais, o envolvimento com as comunidades locais, o uso da água e o impacto na biodiversidade.
A assinatura da SteelZero é apenas a mais recente iniciativa da Volvo Cars para abordar uma das fontes mais intensivas de emissões de CO2 da indústria automóvel. Recorde-se que, no ano passado, a Volvo Cars anunciou uma colaboração com a fabricante sueca de aço SSAB para explorar, de forma conjunta, o desenvolvimento de aço sem fósseis e de alta qualidade para utilização na indústria automóvel através da iniciativa HYBRIT – sendo o primeiro construtor automóvel a trabalhar com ambas.
O HYBRIT pretende conseguir substituir o carvão fóssil, usado tradicionalmente na produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogénio. Pretende-se que o resultado seja obter a primeira tecnologia de produção de aço sem recurso a combustíveis fósseis do mundo, com pegada de carbono praticamente nula.
A Volvo Cars quer ser uma empresa com impacto climático neutro em 2040 e para isso construiu um plano ambiental, que é um dos mais ambiciosos de toda a indústria. Em 2030, a empresa pretende apenas comercializar automóveis 100% elétricos e irá apresentar uma nova gama destes modelos nos anos vindouros.
Os planos de eletrificação da empresa pretendem reduzir entre os anos de 2018 e 2025, a pegada de carbono do ciclo de vida de cada automóvel em 40%, incluindo redução das emissões de carbono na sua cadeia de valor em 25%.
Ao nível das suas próprias operações produtivas, a Volvo Cars pretende atingir o impacto climático neutro já em 2025. Todas as fábricas europeias da marca já operam a 100% com eletricidade limpa, enquanto a fábrica de Torslanda, na Suécia, é já totalmente neutra. As fábricas de Chengdu e de Daqing na China também já estão a operar com eletricidade neutra.
O ano passado, a Volvo Cars introduziu um inovador sistema interno de preços de carbono ao instituir 1.000 coroas suecas por cada tonelada de carbono emitida ao longo das suas operações tendo sido o primeiro fabricante a introduzir tal mecanismo.
A empresa pretende, assim, estar propositadamente acima da curva reguladora e defende, para os anos vindouros, a implementação por parte de mais governos dos preços do carbono.
Através deste esquema, todos os futuros projetos para automóveis serão avaliados pela “variável de sustentabilidade” sendo-lhes imposto um custo por cada tonelada antecipada de emissões de CO2 que estes tenham ao longo do seu ciclo de vida. O objetivo é que cada automóvel consiga ser rentável, mesmo quando aplicado este esquema de preços de carbono e assim assegurar as melhores decisões na cadeia de fornecedores e na produção.