01/11/2023
Volvo Cars diz adeus ao diesel
A partir de 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas automóveis totalmente elétricos e, atingir, até 2040, a neutralidade climática.
Estas metas bem definidas, que visam a eletrificação total da Volvo, fazem parte de um dos planos ambientais e de transformação mais ambiciosos da indústria automóvel. Para assinalar o compromisso com estas metas, a Volvo Cars anuncia hoje, na Climate Week NYC, o fim da produção de todos os seus modelos a diesel. O início de 2024, assinalará a construção do último automóvel Volvo a gasóleo, tornando a marca num dos primeiros fabricantes de automóveis tradicionais a dar este passo. Recorde-se que, o ano passado, a Volvo já havia decidido abandonar o desenvolvimento de novos motores de combustão. Em novembro de 2022, a empresa vendeu a sua participação na Aurobay, a empresa de joint venture que albergava os restantes ativos para motores de combustão, garantindo que a Volvo já não está a gastar uma única coroa do seu orçamento de I&D no desenvolvimento de novos motores de combustão interna.
“Os grupos propulsores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de gases de escape. Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas” - disse Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
A urgência de passar à ação
A Volvo está empenhada na eletrificação porque é a coisa certa a fazer. O recente relatório Global Climate Stocktake, publicado pelas Nações Unidas, sublinhou a urgência da emergência climática enfrentada pela humanidade, bem como a necessidade de passar ação.
“O que o mundo precisa agora, nesta altura crítica para o nosso planeta e para a humanidade, é de liderança. É hora dos líderes políticos e da indústria serem fortes e decisivos, e apresentarem políticas e ações significativas para combater as alterações climáticas. Estamos empenhados em fazer a nossa parte e encorajamos os nossos pares, bem como os líderes políticos de todo o mundo, a fazerem a sua” - afirma Jim Rowan.
Para enfatizar ainda mais este ponto, Anders Kärrberg, Chief Sustainability Officer da Volvo Cars participou num evento organizado pela Coligação Accelerating to Zero (A2Z) na Climate Week NYC deste ano. Lançada na cimeira climática COP27, a Coligação A2Z fornece uma plataforma multi-stakeholder para os signatários da Declaração de Glasgow sobre Veículos de Emissão Zero, da qual a Volvo faz parte desde a primeira hora.
A plataforma A2Z permite colaborar e coordenar ações no sentido do objetivo coletivo da coligação de “tornar 100% das vendas globais de automóveis novos isentas de emissões de gases de escape até 2040 e, o mais tardar, até 2035 nos principais mercados”.
Embora o próprio objetivo de eletrificação da Volvo seja ainda mais ambicioso, a empresa espera poder inspirar outras a serem ainda mais ousadas na tomada de medidas contra as alterações climáticas. O anúncio sobre o fim de produção dos motores diesel e a participação nos debates A2Z e noutros encontros da Climate Week NYC servem esse propósito.
Uma perspetiva em mudança
A decisão de eliminar completamente os motores diesel até ao início de 2024 ilustra a rapidez com que tanto a indústria automóvel como a procura dos clientes estão a mudar face à crise climática. Há apenas quatro anos, o motor a gasóleo liderava as vendas de veículos novos. Nessa altura, a maioria dos automóveis que a Volvo vendia era alimentada por um motor a gasóleo, enquanto os modelos eletrificados estavam apenas a começar a deixar a sua marca. Desde então, essa tendência inverteu-se em grande medida, impulsionada pela evolução da procura do mercado, por regulamentos de emissões mais rigorosos e pela aposta da Volvo na eletrificação. A maioria das vendas da marca na Europa consiste agora em automóveis eletrificados, com um grupo motopropulsor totalmente elétrico ou híbrido plug-in.
O facto de haver menos carros a gasóleo nas ruas tem também um efeito positivo na qualidade do ar urbano; embora os motores a gasóleo emitam menos CO₂ do que os motores a gasolina, emitem mais gases como o óxido de azoto (NOx), que têm um efeito adverso na qualidade do ar, especialmente nas zonas urbanas.
O último automóvel Volvo com motor diesel sairá da fábrica em janeiro de 2024.