AutoClássico Porto 2024
2024/09/10
Dentro de menos de um mês vai realizar-se, na Exponor (Matosinhos), a maior feira ibérica de veículos clássicos e de coleção, naquela que será a XXI edição do AutoClássico Porto. De 4 a 6 de outubro, cerca de 200 expositores vão ocupar mais de 48.000 m², no qual os visitantes poderão revisitar modelos emblemáticos das principais marcas de automóveis e motociclos.
O evento estará dividido em oito grandes áreas dedicadas ao setor automóvel clássico:
- Exposição de automóveis e motociclos;
- Associações, revistas e clubes de aficionados;
- Área comercial onde adquirir desde peças sobressalentes e acessórios a presentes e objetos colecionáveis;
- Atividades paralelas (apresentações, palestras, etc);
- Estacionamento exclusivo para os clássicos dos aficionados que vêm ao evento;
- O tradicional Concurso de Elegância;
- Um inédito espaço de vendas Exclusive Top Cars;
- O evento principal, o Motorshow, que contará com a presença do piloto Tiago Monteiro.
Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma vasta gama de automóveis e motos clássicas, com exposições espectaculares e conteúdos exclusivos que serão revelados ao longo do evento.
Os 50 anos do Volvo 240
O Clube Volvo Fans Portugal estará presente, pela terceira vez consecutiva, dando particular destaque à série 200, que comemorou em agosto 50 anos. Teremos em exposição no espaço do clube uma Volvo 245 GLE de 1983.
Sendo este um dos modelos mais bem sucedidos da marca sueca, foi produzido entre 1974 e 1993 nas versões sedan, carrinha e coupé e teve também um percurso significativo nos ralis e pistas, sendo através do 240 Turbo, Campeão Europeu de Turismo em 1985 e aqui em Portugal, campeão nacional de Turismo em 1986. Foi considerado o carro mais seguro do mundo na época, tendo servido como “modelo” para os padrões de segurança dos automóveis nos EUA.
A série 200 da Volvo quase se tornou um clássico durante a sua vida, pois foi produzida por quase 20 anos. Ao todo, foram construídos mais de 2,8 milhões de carros da série 240/260, ainda hoje o modelo mais produzido da marca sueca!
Os 30 anos do Volvo 850 T-5R
O Volvo 850 T-5R, já um incontornável clássico e que foi um sucesso inesperado para a marca, mesmo como produção limitada, comemora este ano o seu 30º aniversário. Confirmamos assim a presença de um exemplar de 1995 no certame.
Depois da apresentação do Volvo 850 em 1991, a Volvo Cars procurava continuamente novas formas de colocar o 850 no centro das atenções. Em 1994, o Departamento de Marketing anunciou dois novos planos. A primeira foi “voltar às pistas” com a carrinha Volvo 850 na competição britânica BTCC. A outra novidade foi a apresentação de uma versão especial do 850, que ficou conhecido como Volvo 850 T-5R.
No início de março de 1994, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, a Volvo apresentou um sedan Cream Yellow, com um motor que tinha um pouco mais de potência que o T5 standard: 240 cv em overboost. Por todo o mundo, os concessionários Volvo começaram a encomendar os carros amarelos e a demanda foi esmagadora. Mas alguns clientes começaram a exigir um carro especial, como um T-5R, mas não numa cor tão extravagante. A pouco tempo do início da produção, a Volvo acabou por decidir estender a série limitada de 2.500 carros amarelos para 2.500 carros pretos. Mais tarde a Volvo lançaria um ultimo lote em verde. No total, entre sedans e carrinhas, incluindo pré-produção, foram produzidas 6.971 unidades, das quais 16 foram matriculadas em Portugal, embora nenhuma delas amarelo.
O AutoClássico Porto é conhecido por reunir algumas das mais prestigiadas peças de colecionador e oferecer aos participantes a chance de vivenciar a rica história dos veículos clássicos num ambiente único. Aceite o nosso convite, venha visitar-nos e aproveite ainda para se fazer sócio do Clube Volvo Fans Portugal.