Etapa Azores Eco Rally
2024/05/04
O Azores Eco Rallye, a segunda etapa do Campeonato Portugal de Novas Energias, inserida no Bridgestone FIA ecoRally Cup, o “campeonato do Mundo” da Modalidade, foi ganho pela dupla italo-polaca Guido Guerrini/Artur Prusak, ao volante de um Kia E-Niro.
A dupla checa Michal Zdarsky/Jakub Nabelek, conduziram um Hyundai até ao segundo lugar, tendo os portugueses Nuno Serrano/Alexandre Berardo, ao volante de um Kia Ev6 GT Line, alcançado em terceiro lugar.
Guerrini e Prusak venceram também a competição de regularidade, a contar para o Campeonato de Portugal, tendo os outros dois lugares do pódio sido ocupados respetivamente por Nuno Serrano/ Alexandre Berardo e Michal Zdarsky/Jakub Nabelek.
Na componente de eficiência energética venceu a equipa Carlos Silva e Sancho Ramalho, num BMW i3.
Os participantes disputaram também uma “Street Stage”, extra-campeonato, que foi ganha pela dupla Pedro Morais/Silvia Coutinho, seguidos de Nuno Serrano/Alexandre Berardo, tendo o terceiro lugar sido alcançado por Michal Zdarsky/Jakub Nabelek.
Da parte da equipa do CVFP / VCP, a nossa dupla João Botequilha/Magda Ferreira, aos comandos do Volvo EX30, acabaram por se ficar pela 13ª posição, tendo sido surpreendidos com um aditamento dado pela organização que tinha erros de distância. Nem mesmo as vacas açorianas acabaram por ajudar, pelo que ao final desta etapa a nossa equipa passou para o 7º posto da geral na classificação do campeonato de condutores absoluto e 8º na classificação de navegadores absoluto.
Paulo Miguel Rego, diretor da prova, começa por realçar que “poder aliar o desporto não poluente à paisagem natural dos Açores reveste-se sempre de um grande simbolismo“. O diretor do Azores Eco Rally 2024 salienta ainda que “a prova saldou-se por um balanço extremamente positivo, com os pilotos a enaltecerem a organização. Foi bastante importante em termos de visibilidade que a prova pudesse integrar o Bridgestone FIA ecoRally Cup e agora é esperar pela análise que a FIA irá fazer dos diversos relatórios e acreditar que em 2025 seja possível realizar a prova também a contar para o campeonato internacional.”
O Campeonato Portugal de Novas Energias, continua, agora, a sua missão de aliar o desporto automóvel às questões ambientais, consciencializando a população para a importância das energias alternativas e promovendo a descarbonização no desporto automóvel.
Segue-se a terceira etapa que se vai realizar de 27 a 28 de julho, em Proença-a-Nova.