O caminho da Volvo para uma mobilidade sustentável
2021/11/22
Concept Recharge: o manifesto da próxima geração de automóveis
O Concept Recharge foi apresentado este ano como um manifesto para a próxima geração de automóveis Volvo 100% elétricos. Porém, este representa muito mais do que uma nova linguagem de design ou estratégia de produto.
Com o Concept Recharge, a Volvo Cars dá a conhecer o rumo que todas as suas áreas do desenvolvimento automóvel devem seguir para que se consiga reduzir a pegada global de carbono. A empresa já anunciou que pretende comercializar somente veículos puramente elétricos em 2030 e que, em 2040, espera ter um impacto climático neutro e ser já completamente circular.
Ao ser capaz de utilizar materiais sustentáveis no interior e de equipar o automóvel com pneus de matéria reciclável e renovável que melhoram a aerodinâmica, a Volvo Cars tem vindo a demonstrar várias formas de reduzir o impacto do carbono.
Combinando estas medidas com a utilização de uma energia limpa, através de uma cadeia de fornecimento descarbonizada, não só no processo de fabrico, mas também na utilização do veículo, a empresa acredita que poderá reduzir em 80%, o impacto de CO2 ao longo do ciclo de vida do modelo quando comparado com um Volvo XC60 de 2018, sem comprometer as qualidades premium inerentes à marca.
Isto significa que o Concept Recharge terá um impacto de emissões de carbono, ao longo do seu ciclo de vida, inferior a 10 toneladas, quando carregado com 100% de energia renovável.
“À medida que entramos na era dos veículos elétricos, a distância que podemos percorrer com uma só carga é um factor fundamental. A abordagem mais fácil seria adicionar mais baterias. Mas isso não equivale a acrescentar um simples tanque maior de combustivel como se faz hoje em dia – as baterias adicionam peso e aumentam a pegada de carbono. Temos, isso sim, que melhorar a eficiência global para conseguir aumentar a autonomia. Com o Concept Recharge exploramos o conflito entre a necessidade de eficiência e o desejo pelo mesmo espaço e a mesma utilidade dos SUVs de hoje.” – Owen Ready – Head of Strategic and Brand Design – Volvo Cars
MATERIAIS SUSTENTÁVEIS E NATURAIS
A Volvo Cars está na vanguarda da inovação quando se trata de trabalhar com materiais sustentáveis e naturais. O Concept Recharge é mais uma prova do seu compromisso.
O design interior é rico em materiais sustentáveis, não só de origem natural como reciclada – como a lã sueca e os têxteis ambientalmente responsáveis e os compostos leves criados a partir de fontes naturais.
A lã sueca de origem responsável é transformada em tecido respirável totalmente natural e livre de aditivos.
Este material quente e macio é usado no encosto do banco e na parte superior do painel de instrumentos. O piso e as portas inferiores são cobertos por um tapete 100% de lã.
As almofadas do assento e as superfícies de toque na porta são feitas de um material ambientalmente responsável que contém fibras Tencel ™ de celulose.
Este tecido tem uma grande resistência e é macio para a pele. Ao utilizar estas fibras, que foram produzidas através de um processo altamente eficiente em termos de água e de energia, os designers da Volvo conseguem reduzir o uso de plásticos em peças internas.
Os encostos dos bancos e os encostos de cabeça, bem como parte do volante, utilizam o novo material da Volvo Cars denominado Nordico. Este é um material macio feito de ingredientes de base biológica e reciclada proveniente de florestas sustentáveis na Suécia e na Finlândia, proporcionando uma pegada de CO2 74% menor do que o couro.
O interior do modelo, como as áreas de armazenamento inferiores, a parte de trás do apoio de cabeça e o apoio para os pés, apresenta ainda um composto de linho, desenvolvido pela Volvo Cars em colaboração com fornecedores. Este composto utiliza fibras de planta da linhaça, que são misturadas com compostos para fornecer uma estética forte e leve, mas atraente e natural.
No exterior, os pára-choques dianteiro e traseiro, bem como as molduras das soleiras das portas, são também constituídos por compósito de linho. A utilização do compósito de linho tanto no exterior como no interior resulta numa redução significativa do plástico usado.
“Com o Concept Recharge, conseguimos recriar um espaço familiar confortável e funcional. A cabina oferece formas sofisticadas, através do uso de materiais naturais e da harmonização de texturas e de tonalidades, refletindo a elegância intemporal do design escandinavo premium.” – Lisa Reeves – Head of Interior Design
Com o motor de combustão interna a ser eliminado e a abrir caminho para a eletrificação pura, os pneus desempenham um papel ainda mais importante. Eles não só são cruciais para a segurança, como também contribuem amplamente para a autonomia da bateria do veículo.
O Concept Recharge conta por isso com pneus especiais desenvolvidos pela Pirelli.
Estes pneus são completamente livres de óleo mineral e são feitos de 94% de materiais livres de fósseis, incluindo materiais reciclados e renováveis como borracha natural, bio-sílica, rayon e bio-resina. Isso reflete a abordagem circular partilhada
pela Volvo Cars e pela Pirelli, com foco na redução do consumo de recursos e impacto ambiental.
Para além dos materiais sustentáveis, da motorização elétrica e dos pneus especiais, o Concept Recharge é capaz de melhorar a credibilidade ambiental dos SUVs através da eficiência e da aerodinâmica.
Com este concept, a Volvo Cars vislumbra o futuro da aerodinâmica ao incorporar recursos inovadores, como alguns detalhes de design externo que suavizam o fluxo de ar, um novo design de roda, um teto mais baixo e uma traseira mais vertical.
Esta melhoria do fluxo de ar aumenta a autonomia ao mesmo tempo que oferece oportunidades incríveis de espaço que surgem naturalmente.
“Estamos determinados em produzir automóveis que ofereçam toda a segurança e conforto e que sejam capazes de reduzir o impacto ambiental” – Owen Ready.