Susanne Hägglund apresentou a estratégia para 2022
2022/02/11
Depois do anúncio feito em 2021, a Volvo Car Portugal inicia 2022 com uma nova liderança assegurada por Susanne Hägglund, que assume funções de Managing Director da companhia. Na Volvo Cars desde 2018, e com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão, Vendas e Business Development, Susanne passou por diversas funções, assumindo agora o rumo da companhia em Portugal.
Focada em impulsionar a mudança e fomentar a inovação tendo por base decisões corajosas e audazes, Susanne chega à Volvo Car Portugal com o objetivo de cimentar a estratégia global da marca, rumo à sustentabilidade e à eletrificação, trazendo consigo uma preocupação genuína, e também muito pessoal, com as pessoas.
“Estou muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor. A eletrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional” refere Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal.
Em 2021, a Volvo Cars elevou o seu compromisso ambiental ao mesmo nível do compromisso histórico que desde sempre tem mantido para com a segurança, dando seguimento a um dos mais ambiciosos planos ambientais da indústria automóvel. Recorde-se que a marca assinou recentemente a Declaração para as Zero Emissões de automóveis na recente conferência ambiental realizada em Glasgow, um documento cujo conjunto de metas para a indústria fica mesmo aquém dos objectivos que a marca impõe a si própria. De entre as medidas, destacam-se a ambição de ser climaticamente neutra em 2040, o compromisso para comercializar apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030 e o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025.
2022 – O FUTURO É ELÉTRICO E FOCADO NAS PESSOAS
O crescimento da Volvo Cars será alavancado a partir das vendas dos seus modelos eletrificados, gama para a qual a marca promete apresentar um novo automóvel a cada novo ano. Assim, e tal como anunciado, em 2022 a Volvo Cars anunciará o lançamento de um novo veículo 100% elétrico.
A aposta na eletrificação continuará a crescer, tendo a marca anunciado este mês a construção de uma nova fábrica de produção de baterias em conjunto com o parceiro Northvolt, cujo início das operações está previsto para 2025. Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e Desenvolvimento que ambas as empresas já haviam anunciado em dezembro do ano passado. Esta semana foi ainda anunciado o investimento aproximadamente 955 milhões de euros na fábrica Volvo Cars de Torslanda, na Suécia, para se preparar para os processos de produção da sua próxima geração de modelos 100% elétricos, reforçando, novamente, o compromisso assumido face à eletrificação.
Rumo à sustentabilidade e eletrificação, a Volvo Cars mantém o foco nas pessoas e na segurança. Toda a estratégia será levada a cabo com as pessoas no centro de toda as operações.
Recorde-se uma frase emblemática dos fundadores da Volvo, Assar Gabrielson e Gustav Larson, que haveria de tornar-se histórica e que serviu de impulso para a criação da marca: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”. Esta frase é em 2022 tão válida como foi em 1927, ano de fundação da marca. Adaptando ao mundo em que vivemos, no qual as pessoas pretendem serviços simples, com qualidade e personalizados, onde a segurança nas estradas tem de estar presente e o respeito pelo meio ambiente tem de ser prioritizado encontramos o posicionamento atual da Volvo.
Susanne Hägglund acrescenta que “na era do digital nunca foi tão importante como agora falar e ter tempo para as pessoas. Precisamos de fortalecer relações, estreitar laços e adotar uma mentalidade cada vez mais “consumer centric” – se há marca em que essa postura faz todo o sentido, essa marca é a Volvo”.