Volvo Cars anuncia licença parental mundial alargada
2021/03/31
Medida contribui para a igualdade de géneros
A Volvo Cars anuncia mais um grande passo na contribuição para a igualdade de géneros.
Com efeito já a partir de 1 de abril de 2021, todos os seus colaboradores terão acesso a uma nova política de licença parental que não faz distinção de género.
Assim, os seus mais de 40.000 colaboradores mundiais (que tenham pelo menos 12 meses de serviço) terão acesso a 24 semanas de licença, com pagamento a 80% do seu vencimento. A medida aplica-se a ambos os pais e a licença poderá ser gozada em qualquer momento dentro dos três primeiros anos de vida da criança.
“Queremos criar uma cultura que apoie a igualdade de parentalidade em todos os géneros. Ao apoiar os pais para equilibrar as exigências profissionais e familiares estamos a reduzir a desigualdade de géneros e a permitir que todos se destaquem nas suas carreiras. Sempre fomos uma empresa para as famílias e centrada no ser humano. Através deste programa estamos a demonstrar e a comprovar os nossos valores, o que, por sua vez, irá fortalecer a nossa marca”
Håkan Samuelsson – Chief Executive – Volvo Cars
Esta medida da Volvo Cars é mais generosa e inclusiva que a maioria das licenças existentes no Mundo e inclui todos os pais legalmente registados, incluindo pais adotivos e substitutos, bem como pais não biológicos e casais do mesmo sexo. Alguns países não oferecem nenhuma licença remunerada para os novos pais ou excluem mesmo certos grupos de pais – o último é particularmente verdadeiro para os pais do sexo masculino.
Esta nova política global da Volvo Cars é inspirada na legislação existente na Suécia, país de origem da empresa, e nação que se distingue pelas licenças de paternidade generosas da qual têm vindo a beneficiar milhões de pessoas ao longo das décadas mais recentes. Esta medida foi antecedida de um projeto piloto que a Volvo Cars lançou na região EMEA (Europa, Médio Oriente e Africa) em 2019, na qual 46% das pessoas que se inscreveram eram do sexo masculino.
“Isto é mais do que uma nova política de licença parental para os nossos colaboradores – é a personificação da cultura e dos valores da nossa empresa. Queremos liderar a mudança neste setor e definir um novo padrão global para as pessoas. Ao optar pela licença parental remunerada a todos os nossos funcionários, reduzimos a diferença de género e obtemos uma força de trabalho mais diversificada, impulsionando o desempenho e fortalecendo a nossa empresa”.
Hanna Fager – Head of Corporate Functions – Recursos Humanos
Como resultado do projeto piloto que a empresa levou a cabo em 2019, a Volvo Cars descobriu que os colaboradores apreciavam uma medida inclusiva, adaptável às suas necessidades pessoais e que não fizesse distinção de género. Os estudos também resultaram em perceções importantes sobre como incentivar ainda mais os colaboradores a tirarem a licença parental e fazer da mesma para ambos os pais a nova ‘norma’.
Alguns dos obstáculos que limitam a utilização da licença parental incluem as preocupações dos pais sobre o possível impacto que a mesma poderá ter na sua equipa, o medo em relação às oportunidades de carreira a longo prazo e uma mentalidade cultural sobre o que se espera dos pais no local de trabalho e em casa.
A Volvo Cars concentrou-se em comunicar a sua política de licença parental de uma maneira mais eficaz. Ao apresentar a licença de 24 semanas como uma opção pré-selecionada, a empresa pretende criar um “efeito padrão” – uma vez que, normalmente, a propensão das pessoas é ficar com as opções pré-selecionadas. Linguagem ambígua, como “até 24 semanas”, é evitada, pois tende a fornecer resultados negativos quando há incerteza.
Ao usar táticas como essas, a Volvo Cars visa remover a confusão e as barreiras culturais e fornecer aos seus colaboradores um sentimento de segurança.
Para mostrar ainda mais o seu compromisso com a redução da diferença de géneros, a Volvo Cars irá partilhar os resultados desta política ao longo do tempo para que outras empresas possam aprender com o seu progresso.