Volvo Cars inicia a produção do C40 Recharge
2021/10/07
O segundo modelo 100% elétrico da Volvo, o novo Volvo C40 Recharge começou a ser produzido hoje na fábrica de Ghent, na Bélgica, a mesma onde é produzido o XC40 Recharge.
Uma das maiores fábricas da Volvo Cars, a unidade de Ghent é uma referência na estratégia de eletrificação da marca sueca. Por isso mesmo, a Volvo Cars tem vindo a aumentar consideravelmente a capacidade daquela fábrica, conseguindo produzir atualmente 135 mil automóveis por ano naquela unidade fabril. Espera-se que, em 2022, metade da sua produção seja constituída por modelos 100% elétricos.
Acerca do arranque da produção do C40 Recharge, Javier Varela, Vice-presidente sénior de Operações Industriais e Qualidade da Volvo Cars afirmou: “O C40 Recharge é um automóvel que representa o nosso futuro. As operações de produção e uma estreita colaboração com os nossos fornecedores serão fatores chave nas nossas ambições de eletrificação e de neutralidade ambiental. A nossa fábrica de Ghent está preparada para este nosso futuro puramente elétrico e será, nos próximos anos, uma peça muito importante da nossa rede industrial global”.
O Volvo C40 Recharge
Focada em tornar-se 100% elétrica em 2030 e em assegurar que em 2025 50% das suas vendas mundiais correspondem a modelos puramente elétricos, a Volvo Cars tem no C40 Recharge o seu primeiro modelo desenvolvido para ser exclusivamente elétrico (o XC40 Recharge deriva do bem conhecido XC40).
O Volvo C40 Recharge é um crossover que proporciona aos condutores todos os benefícios de um modelo SUV mas ligeiramente mais baixo e com um design ainda mais elegante. A traseira do Volvo C40 Recharge apresenta luzes características, com um design totalmente reformulado e perfeitamente integrado com a linha de tejadilho inferior. O design dianteiro reflete toda uma nova apresentação para os novos modelos elétricos da Volvo onde se incluem faróis com tecnologia pixel de última geração.
No interior, o automóvel apresenta uma posição de condução elevada, em linha com as preferências atuais da maioria dos condutores. Este modelo terá disponíveis uma série de cores e de opções exclusivas e será mesmo o primeiro automóvel da marca sem qualquer componente em pele de origem animal.
O Volvo C40 Recharge irá oferecer aos condutores as aplicações da Google e vários serviços integrados, como o Google Maps, o Google Assistant e a Google Play Store.
Dados ilimitados permitem um nível de conectividade sem precedentes e será possível ao C40 Recharge receber atualizações de software “over-the-air”. Isto significa que, à imagem do XC40 Recharge, este modelo estará cada vez melhor, ao longo do tempo.
O sistema de propulsão usa uma bateria de 78 kWh e consegue um rendimento máximo de 408 cv e 660 Nm graças a dois motores de 204 cv e 330 Nm, um montado sobre cada eixo e a acionar as respetivas rodas, o que lhe permite ter tração integral.
Com uma autonomia de 420 km em ciclo misto WLTP, o C40 Recharge é capaz de repor cerca de 80% da capacidade da sua bateria, cuja capacidade é de 78 kWh, em somente 40 minutos. Já disponível em Portugal, o segundo modelo elétrico da Volvo está disponível a partir de 58.273 €, valor que desce para os 47.376 € + IVA, no caso das empresas, graças à possibilidade de abater o valor do IVA.