9 milhões de carros produzidos em Torslanda
2023/06/01
Dentro da fábrica de montagem da Volvo Cars, a produção prosseguia normalmente, mas um ou dois dos milhares de funcionários da Volvo pararam por um segundo para observar o nono milionésimo carro ligar pela primeira vez e depois sair da linha de montagem.
E não foram só os funcionários que pararam para o momento histórico. O primeiro-ministro Ulf Kristersson e a ministra das Finanças Elisabeth Svantesson também estiveram presentes.
O primeiro-ministro afirmou, durante o seu discurso, que o seu grande interesse por carros nasceu em criança, em Torshälla, onde todos os pais conduziam Volvos. “Todos tinham a mesma marca de carro, mas aprendemos rapidamente e entendemos todas as designações de letras. Muito obrigado e parabéns!” disse Ulf Kristersson.
Nove milhões de carros em 59 anos na fábrica de Torslanda
A fábrica da Volvo Cars em Torslanda, ou Volvo PV como era chamada na época, foi inaugurada em abril de 1964.
“O aniversário celebrado hoje é absolutamente incrível. Há 59 anos que operamos e oferecemos uma perspetiva histórica absolutamente fantástica. O primeiro carro lançado aqui foi um Volvo Amazon, agora produzimos quatro de grandes modelos, a V60, o XC60, a V90 e o XC90“, diz Magnus Olsson, gerente de fábrica da Torslandaverken.
No próximo ano a fábrica completa 60 anos.
“Aqui podemos comparar como éramos há 60 anos e como somos hoje”, diz Javier Varela, diante de um Volvo Amazon de 1965 e do nono milionésimo, um Volvo V60, lado a lado. “E o caminho pela frente é tão emocionante quanto o que temos para trás. A chave é um plano de investimento muito ambicioso de dez biliões de coroas, que serão investidos na fábrica”, acrescenta.
Dentro de alguns anos começará a produção de carros elétricos
Ainda não é claro quando a Volvo Cars começará a construir os seus primeiros carros 100 % elétricos na fábrica de Torslanda.
“Ainda não temos uma data. Estamo-nos a preparar para dar o próximo passo. A maior fundição de alumínio da Europa e uma fábrica de montagem de baterias serão construídas aqui. Entre 2025 e 2026 veremos os primeiros carros 100 % elétricos a ser construídos cá”, diz Magnus Olsson.
Ao mesmo tempo em que a Volvo Cars expandirá e remodelará a fábrica de Torslanda, treinando ainda mais os seus colaboradores para a produção de carros 100 % elétricos, a fábrica continuará a produzir 6.400 carros por semana.
“Não há outra fábrica que faça uma mudança tão grande”, completa Magnus Olsson.