2024/04/24
Volvo EX90 recebeu luz verde para o início da produção. Depois de ter visto a sua produção adiada, o Volvo EX90 parece ter finalmente tudo o que é preciso para começar a ser produzido em série.
As primeiras unidades do Volvo EX90 estavam previstas serem entregues em Portugal no final do ano passado. No entanto, devido a problemas relacionados com o “desenvolvimento de software“, o início da produção do novo SUV elétrico da marca foi sendo adiado.
O atraso deveu-se, essencialmente, à integração do LiDAR (Light Detection And Ranging). As dificuldades encontradas foram, finalmente, resolvidas. É precisamente do fornecedor do LiDAR do EX90, a Luminar, que veio a notícia de que já começaram a entregar à Volvo as primeiras unidades do seu sistema, em antecipação ao início de produção.
Recorde-se que a Volvo desde sempre se destaca pelo seu compromisso com a segurança. Porém, a marca sueca reforçou esta responsabilidade no lançamento deste modelo, quando o apresentou como o automóvel “mais seguro de sempre”. Entre o assombroso leque de sistemas e sensores que marcam presença no Volvo EX90, o LiDAR é fundamental para atingir esse estatuto.
Trata-se de uma tecnologia que permite “ver” algumas centenas de metrosà frente e em torno do veículo, independentemente da altura do dia. Tem a capacidade de detetar outros automóveis, peões, ciclistas e outros obstáculos com um nível de precisão elevada e sem depender de câmaras.
A Volvo tinha anunciado no ano passado que, apesar do atraso, contava iniciar a produção deste modelo ainda no primeiro semestre de 2024, algo que se vem a confirmar.
Volvo EX90 em Portugal
Mesmo considerando o atraso na produção, o construtor sueco deu início às encomendas do EX90 em Portugal ainda no ano passado.
Para o nosso mercado, a gama conta com três níveis de equipamento (Core, Plus e Ultra), três patamares de escolha para o sistema de propulsão e duas baterias:
- Single Motor — 205 kW (279 cv), tração traseira, bateria com 109 kWh, autonomia até 580 km;
- Twin Motor — 300 kW (408 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 600 km;
- Twin Motor Performance — 380 kW (517 cv), tração integral, bateria com 111 kWh, autonomia até 590 km.
Se tudo correr de acordo com as atuais previsões, no segundo semestre deste ano já poderemos contar com as primeiras unidades do Volvo EX90 em Portugal.