Resultados mundiais de vendas da Volvo Cars em 2022
2023/01/06
Portugal supera média mundial e europeia na eletrificação
A Volvo Cars acaba de apresentar os resultados das suas vendas mundiais relativas ao ano de 2022.
As 615.121 unidades matriculadas representaram uma descida de 12% em relação ao ano anterior em virtude dos desafios enfrentados pelas cadeias de abastecimento, pelas restrições de componentes e também pelos lockdowns ainda causados pela pandemia.
Não obstante, a procura pelos produtos da marca mantém-se robusta, com especial destaque para a performance dos modelos eletrificados Volvo Recharge. Com efeito, a taxa de penetração das vendas desta gama foi de 33% em 2022, uma subida de 6% em relação ao ano anterior. No que toca aos modelos 100% eletrificados, as vendas mundiais representaram já 11% do total, quando em 2021 o seu peso relativo era de 4%.
Portugal com índices de eletrificação superiores à média
Portugal fechou o ano com a marca a evidenciar fortes índices de eletrificação superiores não só à média mundial, como também à média europeia da Volvo Cars.
As vendas da gama Recharge já representaram 71% do total das vendas nacionais com o peso dos modelos 100% eletrificados a ascender aos 18%. Estes resultados foram alavancados pela performance do último trimestre no qual a gama Recharge representou 81% e os modelos XC40 Recharge e C40 Recharge uns impressionantes 30% do total das vendas nacionais.
Recorde-se que a Volvo Cars ambiciona tornar-se uma empresa de automóveis exclusivamente elétricos até 2030.
O top 3 dos modelos mais vendidos pela Volvo em todo o mundo em 2022 foi:
1º lugar – Volvo X60
2º lugar – Volvo XC40
3º lugar – Volvo XC90